sexta-feira, 2 de novembro de 2012

SUPERANDO ETAPAS...FINADOS.

A HISTÓRIA DO SER HUMANO É FEITA DE ETAPAS: GESTAÇÃO,NASCIMENTO,CRESCIMENTO E MORTE. ALGUNS NÃO CHEGAM À REALIZAÇÃO DAS ETAPAS INTERMEDIÁRIAS ,MAS A MAIORIA PASSA POR TODAS ELAS.

A PASSAGEM DE UMA ETAPA A OUTRA NEM SEMPRE É TRANQUILA E SERENA.MUITAS VEZES É FEITA DE DOR E DÚVIDAS. A ETAPA MAIS DIFÍCIL DE ENFRENTAR  E ,QUE NORMALMENTE TRAZ MAIORES SOFRIMENTOS,É A ÚLTIMA : A MORTE.

DEVERÍMAOS ENCARÁ-LA COM NATURALIDADE,COMO PARTE DE NOSSO CAMINHAR,MAS A VERDADE É QUE , QUASE TODOS, A TEMEMOS E PROCURAMOS ADIÁ-LA O MÁXIMO POSSÍVEL. ISSO É BOM SINAL POIS,SIGNIFICA QUE GOSTAMOS DE VIVER E AMAMOS A VIDA!

A MORTE NÃO É UM ACONTECIMENTO INSTANTÂNEO  .DESDE QUE VIEMOS À LUZ,ESTAMOS A CAMINHO DA MORTE.  É UM PROCESSO POR MEIO DO QUAL OS ÓRGÃOS QUE COMPÕEM O NOSSO CORPO,POUCO A POUCO ,VÃO SE TORNANDO CADA VEZ MAIS  FRAGILIZADOS.   ESSE CAMINHO É IRREVERSÍVEL.POR MAIS LONGA QUE SEJA,80,100 ANOS,,A JORNADA UM DIA CHEGA AO FIM.

SÊNECA DIZIA: " QUANDO  JOVEM PROCURAVA VIVER BEM; AGORA QUE ESTOU VELHO,PROCURO MORRER BEM." MORRER BEM PARA ELE,É ESTAR " DESAPEGADO DE TUDO QUE NÃO ESTÁ DESTINADO À ETERNIDADE".

A VISITA QUE NESTE DIA FAZEMOS AOS  CEMITÉRIOS REVELA  A  ADMIRAÇÃO PELOS ANTEPASSADOS E O CULTIVO DOS LAÇOS QUE NOS UNIRAM EM VIDA. INDEPENDENTE DA RELIGIÃO DE CADA UM, O CEMITÉRIO SEMPRE FOI  CONSIDERADO " LUGAR RICO DE SENTIMENTOS HUMANOS E CRISTÃOS". NESSE LOCAL  LEMBRAMOS O PASSADO,VIVEMOS O PRESENTE E IMAGINAMOS O FUTURO  .NESTE DIA DE FINADOS,OS CEMITÉRIOS ENFEITADOS COM  FLORES E OS TÚMULOS CUIDADOS REVELAM ,MAIS QUE A MORTE, A BELEZA E A ESPERANÇA DA  VIDA.

NA CELEBRAÇÃO DE FINADOS ,MAIS QUE REFLETIRMOS SOBRE A MORTE,SOMOS LEVADOS A PENSAR SOBRE A VIDA: O QUE FAZEMOS DELA E COM ELA,AS AÇÕES QUE REALIZAMOS EM FAVOR DE QUEM.

PADRE VIEIRA DIZIA QUE , " NO NASCIMENTO SOMOS FILHOS DE NOSSOS PAIS E NA RESSURREIÇÃO , SEREMOS FILHOS DE NOSSAS OBRAS "

                                                                                             PE. NILO LUZA, SSP

Nenhum comentário: