...... ESTA PARÁBOLA,COM CERTEZA DESCONCERTOU OS OUVINTES DE JESUS ,E HOJE,DESCONCERTA TBÉM A NÓS. AS ATITUDES DO PAI QUESTIONA QUALQUER SOCIEDADE QUE VALORIZE AS APARÊNCIAS,O PODER DA AUTORIDADE ( FAMILIAR), O MORALISMO DE FACHADA A SUPERVALORIZAÇÃO E A CONCENTRAÇÃO DOS BENS.
QUANDO LEMOS A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO, FICAMOS MAIS FOCADOS NO PAI QUE DEMONSTRA SEU AMOR E PERDOA E NO FILHO MAIS NOVO QUE ABANDONA A CASA E DEPOIS SE ARREPENDE E VOLTA AOS BRAÇOS DO PAI. ESQUECEMOS ,COM FREQUÊNCIA AS ATITUDES DO FILHO MAIS VELHO.
ESTE É, MUITAS VEZES , PROPOSTO COMO EXEMPLO DE FIDELIDADE , POIS NÃO ABANDONA O PAI ,DEDICA-SE AO TRABALHO E À FAMÍLIA E NÃO IMITA A VIDA DESORDENADA DO IRMÃO. É UM FIEL CUMPRIDOR DAS LEIS E, POR ISSO, PENSA TER MAIS MÉRITOS DIANTE DO PAI. ELE APLICA A SI A TEOLOGIA DA RETRIBUIÇÃO, A TEOLOGIA DO " TOMA LÁ, DÁ CÁ " . MAS O MAOR DE DEUS É GRATÚITO E NÃO SE DEIXA COMPRAR POR CUMPRIMENTO DE LEIS.
ESSE FILHO NUNCA ABANDONOU A CASA, MAS, COM A VOLTA DO IRMÃO , SENTE-SE ESTRANHO NA FAMÍLIA ; SEMPRE OBEDECEU AO PAI , MAS NÃO CONHECE A LEI DO AMOR ; RECONHECE-SE BOM FILHO, MAS NÃO ACEITA O RETORNO DO IRMÃO.
NUMA PALAVRA, É PESSOA RESSENTIDA, INCAPAZ DE AMAR , PERDOAR E ACOLHER. NÃO ENTENDE NEM ACEITA A ATITUDE DE MISERICÓRDIA DO PAI.
Pe NILO LUZA,ssp
É meus queridos , quantas vezes na vida nós agimos como o irmão mais velho e deixamos o ciúme, a inveja, a incompreensão a falta de amor tomar conta do nosso coração. O amor de Deus por nós, seus filhos, é incondicional e ELE sempre estará de braços abertos à nossa espera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário