segunda-feira, 31 de março de 2014

ROSA MARIN EMED ESCREVEU :

Nos conhecemos muito jovens, gurias ainda... você e eu. Num dia dos anos setenta te vi vestida de branco, noiva enfeitada de neve ...mas ainda não éramos íntimas...havia uma distância desconfiada! Mas já te admirava! Jovem modesta, me intimidei diante da sua aparente e enganosa frieza, diante da sua elegância refinada, dos seus sobrenomes, da sua cultura! Pouco depois você se enfeitou de verde e me ensinou amar e cuidar da natureza;de vermelho e dourado nos natais, e eles ficaram mais solidários.
Você que na sua primavera se enfeita de cores, passeia pela rua das flores, nos seus parques cúmplices de tantos amores...Parque Barigui, Tanguá, Tingui, São Lourenço... Você que no seu verão com sua gente bonita, mistura de muitas raças, desfilando por suas praças.....Praça do Japão, da Ucrânia, da Espanha.... Com seu outono e seus pinheiros que são verdes o ano inteiro....Seu inverno???!!! Ah seu inverno; é preciso ser seu filho, legítimo ou adotivo pra suportar sem tirintar....
Você me ensinou seu frio, sua elegância, sua cultura e sua alma acolhedora; viu meus filhos nascerem, crescerem se tornarem adultos, deu as boas vindas aos meus netos que aprenderam a falar...leitE quentE... Graças à você não nos faltou o pão de cada dia; pão que alimenta o corpo e pão que alimenta a alma.....Você amou e nutriu meus filhos...que também são seus! E eu lhe sou muito grata! Você me ensinou amar seus filhos ilustres; Paulo Leminski, Helena Kolody, Dalton Trevisan, Poty Lazarotto ....... amar seus filhos anônimos que se tornaram meus irmãos porque fui adotada por você; nos adotamos!
Você com seu maravilhoso Teatro Guaira, com sua incrível Ópera de Arame, sua Pedreira Paulo Leminski, Teatro de Sesc, Solar do Rosário, Museu Oscar Niemayer, Museu Alfredo Andersen........e tantos outros espaços da cultura, também me ensinou à gostar de futebol....veja só!!! Não torço pro Coxa Branca, visto a camisa do Furacão da Arena. Graças à você meus netos levam penal pra a escola, comem shinequi , pão com vina.... Aprendi com você a comprar no mercado, batata salsa, aipim, mimosa, banana caturra.... E o seu pinhão?!!Pinhão assado, cozido, farofa de pinhão, risoto de pinhão.......Barreado...aprendi fazer essa delícia...o original, na panela de barro, servido com farinha do litoral e banana prata.Quando meus filhos eram pequenos brincavam nas suas ruas no meio da piasada....sem perigo nenhum....
Você exportou seus biarticulados e ligeirinhos com suas canaletas e estações-tubo pra vários lugares, e importou idéias maravilhosas como a que lembra Versailles em seu jardim Botânico, que lembra Milão em sua Rua 24 horas.... Você é moderna com suas largas avenidas, é ecológica com seus inúmeros parques, é generosa com seu povo e acolhedora com seus visitantes. Dizem que falta praia...mas a praia é logo ali; se vai no “galeto”...
Amadurecemos, aprendemos, evoluímos; mas perdemos muito da nossa inocência. A modernidade nos cobrou seu preço! Seus filhos eram chamados de “maus motoristas”; com o transito daquele tempo nem precisavam ser bons... hoje o seu trânsito é mau! Foi considerada uma das melhores em qualidade de vida; perdão minha querida, mas nós seus filhos somos também responsáveis por haverem tomado seu lugar. Nós duas perdemos a tranqüilidade para a violência, para o desemprego, a política caótica, a falta de segurança!
Como mãe e filha que amadurecem, nos tornamos também amigas e cúmplices, nos defendemos e nos cuidamos....como podemos! Em meio às nossas alegrias e tristezas, perdas e ganhos nos misturamos em nossas semelhanças e em nossa longa convivência; nos tornamos uma! Eu sou parte de você Curitiba!
Não és mais aquela,
Entretanto,
continuas amada e bela....
Com tuas oscilações de humor,
Frio, calor....
Que clima!
Ora pra baixo ,ora pra cima...
Alma de mulher!
Que às vezes não sabe o que quer...
Quando sabe...ninguém segura!
Alma de mulher madura!
Parabéns Curitiba!
Rosa Marin Emed

Nenhum comentário: