São Lucas conta no trecho evangélico da Missa de hoje a visita de Jesus a Marta e Maria.Foi assim: Jesus entrou num povoado.Estava só. Os discípulos deveriam estar estagiando dois a dois,poroutros lugares. Jesus foi à casa de seus amigos : Lázaro,Marta e Maria.Marta o recebeu em casa com a alegria de sempre.Lázaro estava fora .Maria achegou-se logo e sentou-se aos pés do Mestre para escutar a sua palavra. Marta ,ao contrário foi para a cozinha cuidar das coisas e preparar o almoço. Como já eram amigos,Marta não teve receio desequeixar com Jesus pela falta de solidariedade de Maria,que a deixava sózinha no trabalho. Pediu-lhe: " Manda que ela me veha ajudar". Jesus,sem deixar de lado o carinho para com ela admoestou-a porque parecia demais preocupada e agitada,com coisas que,afinal das contas,nem são as mais importantes da vida em face daquilo que é verdadeiramente necessário para o bem viver e ser feliz. E disse-lhe : " Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada".
Marta e Maria,são discípulas de Jesus,ambas tinham gde afeição por Ele. E Ele igualmente as queria com muita estima como também a Lázaro. Ambas as mulheres encarnam dois modelos de discipulado.Um focado na oração ( Maria ) e outro na ação ( Marta). Daí a preocupação sobre o que é mais importante na vida do cristão,a oração,a espiritualidade, a escuta da Palavra ou a missão, a evangelização,as obras de caridade ? Esse dualismo,falso que é, deve ser rechaçado. Jesus nos Evangelhos sempre deixou claro que todo discípulo deve ser contemplativo,orante, e ao mesmo tempo missionário, trabalhador na seara do Reino. Noutra ocasião,Jesus disse que só o que póe em prática a PALAVRA DE DEUS é seu irmão.
Se nesta ocasião,Jesus enalteceu a atitude de Maria,foi para chamar a atenção dos discípulos de sempre para o risco do ativismo na Igreja e da preocupação a fazer e o pouco a orar.
Dom Caetano Ferrari é Bispo Diocesano de Bauru.Obrigada Dom Caetano por essa explicação do Evangelho de hoje.Postado por mim,Sueli Garcia Rossetto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário