segunda-feira, 28 de outubro de 2013

NÍVER DO ENZO........25/10/2013

ONTEM ,DIA 26,COMEMORAMOS EM FAMÍLIA APENAS O ANIVERSÁRIO DO ENZO.
FOI UM DIA MUITO ESPECIAL PARA ELE QUE REINOU O TEMPO TODO,APÓS GANHAR DOS PADRINHOS UMA PISCINA CHEIA DE BOLINHAS.ELE FEZ A FESTA.DEITOU E ROLOU EM MEIO A TANTAS BOLINHAS...

      ENZO,MEU NETO QUERIDO....VOCÊ VEIO AO MUNDO PARA TRAZER VIDA AOS DIAS DE SUA " BOBÓ"...( EU ).......COMO É BOM VÊ-LO,RECEBER SEU ABRAÇO, SEU SORRISO E AINDA MAIS O SEU AMOR PARA COMIGO.MEU BOM MENINO...EU O AMO MUITO E AGRADEÇO A DEUS PELA SUA VIDA E A VIDA DE SEU IRMÃOZINHO ,O LUCCA.

OBRIGADA SENHOR POR ESSA VIDA,POR ESSE PRESENTE....
OBRIGADA SENHOR ,PELA VIDA DO LUCCA.
OBRIGADA  SENHOR,PELA VIDA DA ADRIANA E DE WILSON.
OBRIGADA SENHOR,PELA MINHA FAMÍLIA.

OS BEAGLES.......


  • Li e gostei!

    Jornal da Cidade de Bauru - 27/10/13 05:00 - Opinião1
    Os beagles
    Zarcillo Barbosa
    Quando a gente está doente fica feliz com o remedinho porreta, capaz de nos devolver a saúde. Ninguém quer saber se aquela injeção milagrosa, antes de chegar ao mercado, foi testada em macaquinhos, cachorrinhos ou ratinhos. A vacina contra a raiva, por exemplo, foi desenvolvida por Louis Pasteur (1885) e já salvou milhões de vidas e continuará salvando. Foi desenvolvida com o sacrifício de centenas de cobaias até que o cientista comprovasse sua eficácia. Todos sabem que os medicamentos, e até os cosméticos, passam por uma série de testes. E, infelizmente, envolvem experimentos com animais. Há quem veja nisso crueldade.

    A velha polêmica ressurge com a notícia sobre a invasão de um laboratório usado por empresas farmacêuticas para testes científicos em cães da raça beagle. A atitude dos ativistas de resgatar os irmãos de sangue do Snoopy, de Charlie Schulz, denota que estamos pautados por sentimentos morais e “direitos” exigidos em nome dos não humanos. Sem desconsiderar que a experimentação de medicamentos em animais traz benefícios à humanidade, a discussão sobre os direitos dos chamados “irracionais” poderia ser levada ao patamar de argumentos melhor ponderados. Por exemplo: sobre a redução da amostragem em cobaias, menor consumo de carne e o abate indolor dos animais.

    Critérios razoáveis são deixados de lado para que o mais espontâneo sentimento se manifeste e provoque manifestações com boas imagens na tevê. Graças à tecnologia, hoje temos softwares que simulam reações químicas e biológicas, modelos matemáticos e experiências in vitro que tentam resolver o problema, sem extinguir completamente a necessidade de experimentos em seres vivos.

    Metade dos 30 bilhões de dólares destinados à pesquisas científicas de interesse da saúde, nos Estados Unidos, é consumida em trabalhos que incluem experimentos em animais. Lá, a reação também é grande. Articulista da seção científica do “Times”, comentando a notícia do Brasil opina que as drogas deveriam antes ser testadas em computadores, depois em tecidos humanos e daí sim, em seres humanos. Há drogas que você pode tomar e o seu irmão não pode. A Talidomida (1957) chegou ao mercado como um “santo remédio” contra o enjoo matinal das mulheres grávidas. A substância sedativa foi testada exaustivamente em cobaias. Milhares de crianças no mundo inteiro nasceram deformadas porque um princípio ativo do medicamento impede a formação de braços e pernas. Os ratinhos de laboratório metabolizavam a droga de forma diferente dos humanos, por isso não acusaram problemas. Outro fato: os animais não desenvolvem aids de jeito nenhum. Se os cientistas descobrirem porquê, os grupos de risco e milhões de afetados estarão livres desse flagelo. O amor será menos perigoso.

    Por causa da nossa natureza egocêntrica e a legitimação dada pela Bíblia (Gênesis), acreditamos que somos “feitos à imagem e semelhança do Criador”. Dado este privilégio todo o resto das coisas vivas estão aqui para o nosso desfrute e prazer. Veja o foie gras, fígado do ganso engordado à força mediante um tubo enfiado garganta a baixo para introduzir super rações de milho. O gado ainda é morto à marretadas na maioria dos frigoríficos. Um casaco de pele é construído com o sacrifício de, pelo menos, 300 chinchilas. Filhotes de foca são mortos com o crânio estraçalhado por bastões de beisebol, para ter a pele arrancada enquanto ainda agonizam. A “moda” custa caro ao bolso das elegantes e, a vida, aos animais esfolados.

    No Vietnã, ursos são estressados para que sua vesícula fique doente e dela se extraiam a bílis que eles acreditam curar doenças. Rinocerontes em extinção são mortos só para a retirada do chifre. Vira afrodisíaco uma vez transformado em pó. O chinês goza e o bicho morre. Redes de arrasto varrem o fundo dos mares pelos barcos de pesca e destroem todo o ecossistema. Mais de 60% dos peixes pescados no mundo vão para o lixo. Há muito trabalho urgente para os ativistas, além dos beagles. Nem Darwin, com sua Teoria da Evolução das Espécies, conseguiu convencer o ser humano que ele está na mesma lei que governa as espécies animais. Por coincidência, o navio de pesquisas de Darwin chamava-se Beagle (cão farejador).

    Esse negócio de que somos a única espécie que raciocina, lá em casa não funciona. Quando Wladimir, um dos quatro cachorrinhos da minha mulher faz xixi no tapete, ele corre para se esconder da mãe humana, porque sabe que fez malandragem.

    O autor, Zarcillo Barbosa, é jornalista e articulista do JC

domingo, 27 de outubro de 2013

CARTA DE UMA MÃE COM ALZHEIMER PARA SUA FILHA.....


Carta de uma mãe com Alzheimer para sua filha

Querida filha, escute com atenção o que tenho para falar. O dia que esta doença se apoderar totalmente de mim e eu não for mais a mesma, tenha paciência e me compreenda. Quando eu derrubar comida sobre minha roupa e esquecer como calçar meus sapatos, não perca sua paciência.
Lembre-se das horas que passei lhe ensinado essas mesmas coisas.
Se ao conversar com você repito as mesmas palavras e você já sabe o final da historia, não me interrompa e me escuta. Quando era pequena tive que contar-lhe mil vezes a mesma historia para que você dormisse.
Quando fizer minhas necessidades em mim, não sinta vergonha nem fique brava, pois não posso controlar-me. Pense em quantas vezes, quando era uma menina, te limpei e te ajudei quando você também não podia controlar-se.
Não se sinta triste ao me ver assim. É possível que eu já não entenda suas palavras, mas sempre entenderei seus abraços, seus carinhos e seus beijos.
Te desejo o melhor para sua vida com todo o meu coração.

Sua mãe.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

LAURA BORTOLOTTO...PARABÉNS AMIGA...ADOREI! 1234 SEMPRE.

Quando escolhi esta vida, diga-se nascer, crescer e evoluir, sabia que seria de muitas lutas, mas tambem de muitas glorias.
Entao, comecei a construir um pequeno castelo...
Me cerquei das melhores pessoas, a comecar pelos meus Pais, dignos, justos, amaveis, sabios. Encontrei o verdadeiro amor, simples, puro, vivo, e junto de meu marido construi um LAR.
Cai e levantei por diversas vezes, mas sempre lutei!!!
E o meu pequeno castelo foi crescendo...
Construi uma familia e encontrei a felicidade na sua forma mais plena...nasceu Gabriela, menina meiga, de um coracao imenso, de uma ternura unica. Pude provar o amor em sua forma incondicional, magnifico!
E o castelo continuou crescendo...e Deus me proporcionou mais uma vitoria, mais uma filha. A tao desejada e bela, Isabela. Especial como so ela pode ser.
Durante todo este percurso, durante a construcao deste meu castelo, estive rodeada de pessoas iluminadas, cada uma com sua historia, com sua experiencia, com suas vitorias e derrotas. Estive cercada de AMIGOS. E o mais importante...continuo cercada deles. Continuo recebendo diariamente a energia e o carinho de cada um deles.
Hoje, aos 35 anos, agradeço mais uma vez, a Deus, aos meus Pais, ao meu marido, as minhas filhas, e em especial aos meus AMIGOS, por estarem ao meu lado na construcao deste meu pequeno, grande castelo.
Agradeco a cada AMIGO pela mensagem de Feliz Aniversario, pelo carinho, pelos desejos de saude, paz, amor e tantos outros. Obrigada! Sintam-se abracados!
E aos amigos vocenianos, meu melhor 1234!!!

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

MULHERES E SEUS CABELOS.........

Hoje pensei em marcar um horário com meu cabeleireiro para uma mudança radical, que estou certa ele me desaconselharia. Sou muito grata e leal à esses profissionais com seu trabalho indispensável no universo feminino. Futilidade??!! Fique sem fazer-lhes uma visita por alguns meses pra ver onde vai parar sua auto-estima. Hoje quem cuida das minhas madeixas é o meu amigo Ronaldo, mas durante muito tempo foi a cabeleireira Olga, até que ela se aposentasse. Olga tinha uma teoria interessante à respeito do cabelo feminino; dizia ela que as mulheres muito jovens necessitam de cabelos longos pra se sentirem femininas; quando alcançam o equilíbrio afetivo, profissional e emocional se transformam num Sansão às avessas, dizem adeus aos longos e cortam os cabelos. Cortar cabelos era a especialidade de Olga; eu costumava chamá-la de “Olga mãos de tesoura”,um verdadeiro perigo! Vê-la em ação me lembrava a frase de Willian Shakspeare “O meu corpo é meu jardim, minha vontade seu jardineiro”, para Olga; Seus cabelos são um jardim, minha vontade seu jardineiro.
Não sei se a teoria da minha antiga cabeleireira está certa, ou se eu vivo em constante desequilíbrio; já tive os cabelos longos, semi-longos, curtos, curtíssimos... em várias fases da vida, e os tenho usado semi-longos há algum tempo; de acordo com a teoria, num equilíbrio moderado. Porém... aprendi à duras penas que não se deve mudar a cor, o corte nem o comprimento dos cabelos quando se estiver excessiva; excessivamente infeliz ou feliz, excessivamente brava ou melancólica, excessivamente apaixonada ou decepcionada, excessivamente segura ou insegura...e outros excessivos que fazem parte da natureza humana....O risco de se arrepender também é excessivo! Meu conselho é se acalmar, respirar fundo, encontrar o equilíbrio, ainda que incompleto como o meu, e partir para a mudança....ou não. Se a sua vontade de mudança se fixar nos cabelos ou se eles correrem o risco de virarem o bode expiatório de suas mazelas ou insatisfações, esconda-os; faça um cabelo preso, amarre um lenço bonito...Quando vejo mulheres com “cabelos escondidos” me pergunto se estão insatisfeitas com suas madeixas, ou se estão excessivas. Hoje por exemplo tive uma vontade danada de cortar os cabelos bem curtinhos e pintá-los de roxo; fiz um coque, uma hora de esteira, banho morno pra frio e escrevi esta história....tempo suficiente para reencontrar meu moderado equilíbrio..... a vontade do curto e roxo passou e o motivo ou o excesso que me levou a desejar um cabelo tão diferente do meu...se acalmou; vejamos até quando......
Rosa Marin Emed

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

DIA DO MÉDICO.......


18 de outubro - DIA DO MÉDICO E DIA DE SÃO LUCAS - PADROEIRO DOS MÉDICOS
ORAÇÃO DO MÉDICO
Ó Mestre, eu te agradeço porque me entregaste a missão de exercer a medicina, restituir a alegria de viver às pessoas que me são confiadas a qualquer hora, momento e lugar.
Ofereço-te a minha vocação de servir a sociedade como instrumento de tua providência como instrumento de tua providência. Grandes são os avanços da ciência, mas também são inúmeros os desafios à limitação humana que exige de mim seriedade, equilíbrio, sabedoria e fidelidade ao juramento que fiz.
Ó Deus da vida! Ilumina-me e faça de mim um mensageiro de misericórdia e esperança....Ver mais
PARABÉNS AO DR.SEGALLA,MÉDICO MEU E DA MINHA FILHAALÉM DE AMIGO.
OBRIGADA PELA ATENÇÃO E CONSIDERAÇÃO QUE O SENHOR TEM CONOSCO.
PARABÉNS AO DR. LUÍS EMED, PELA SUA DEDICAÇÃO PARA COM TODOS OS AMIGOS DE NOSSA CIDADEE PRINCIPALMENTE POR TUDO QUE VC FEZ PARA O MEU IRMÃO.JAMAIS ESQUECEREMOS TANTO AMOR.
CRIO QUE SÃO ESSES DOIS POIS, HOJE ESTÁ DIFÍCIL CONSEGUIR UMA CONSULTA PELO PLANO DE SAÚDE E,QDO CONSEGUIMOS,NO RETORNO ELE JÁ DEIXOU O PLANO.E AS CONSULTAS SÃO FEITAS EM TRÊS MINUTOS,MALDANDO TEMPO DE PRONUNCIAR O SEU NOME.
É ....ESTÁ DIFÍCIL.PORTANTO A CADA DIA ADMIRO MAIS ESSESDOIS MÉDICOS E AMIGOS.
PARABÉNS PELO DIA DE VCS.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

COMO ENFRENTAR AS OFENSAS...

Como enfrentar as ofensas?

Um fazendeiro, que lutava com muitas dificuldades, possuía alguns cavalos para ajudar nos trabalhos em sua pequena fazenda.

Um dia, seu capataz veio trazer a notícia de que um dos cavalos havia caído num velho poço abandonado.

O poço era muito profundo e seria extremamente difícil tirar o cavalo de lá. O fazendeiro foi rapidamente até o local do acidente, avaliou a situação. Pela dificuldade e alto custo para retirá-lo do fundo do poço, achou que não valia a pena investir na operação de resgate.

Tomou, então, a difícil decisão: determinou ao capataz que sacrificasse o animal jogando terra no poço até enterrá-lo, ali mesmo.

E assim foi feito: os empregados, comandados pelo capataz, começaram a lançar terra para dentro do buraco de forma a cobrir o cavalo.

Mas, à medida que a terra caía em seu dorso, o animal a sacudia e ela ia se acumulando no fundo, sendo pisada por ele, possibilitando ao cavalo ir subindo.

Logo os homens perceberam que o cavalo não se deixava enterrar, mas, ao contrário, estava subindo à medida que a terra enchia o poço, até que, finalmente, conseguir sair.

Às vezes acontece isso em nossa vida. Se você estiver “lá embaixo”, sentindo-se pouco valorizado, e outros, certos de seu “desaparecimento”, começarem a jogar sobre você a “terra da incompreensão, da falta de oportunidade e de apoio”, lembre-se desta história. Não aceite a terra que jogaram sobre você, sacuda-a e suba sobre ela.

E quanto mais jogarem, mais você vai subindo... subindo... subindo... até sair caminhando novamente. É como o ditado popular que diz: “Se a vida lhe der um limão azedo, não reclame, faça uma limonada".

terça-feira, 15 de outubro de 2013

DICAS PARA ABASTECER SEU VEÍCULO........


Dicas para abastecer seu veículo! Interessante !

O autor deste texto trabalha numa refinaria há 31 anos.


Assim que você levar a sério e passar a aplicar os truques que a seguir são explicados, passará a aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro. Esperamos que lhe sejam proveitosos.



*1º Dica:
***Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível.***
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas os postos de combustíveis têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que, a cada galão vertido no depósito (cisterna) do caminhão seja exato.


*2º Dica:
Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo (pedir ao frentista no caso de ser servido). Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz. Todas as mangueiras vertedoras de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no tanque do seu veículo se transforma em vapor do combustível, já contabilizado, volta pela mangueira de combustível (surtidor) ao depósito da estação. Isso faz com que, os postos consigam recuperar parte do combustível vendido, e o usuário acaba pagando como se tivesse recebido a real quantidade contabilizada, menos combustível no tanque pagando mais dinheiro.



*3º. Dica:
Encher o tanque antes de que este baixe da metade.***Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há dentro do mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.



*4º Dica:
Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.***Se você chega ao posto de combustíveis e vê um caminhão tanque que está abastecendo os depósitos subterrâneos do mesmo, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto neste exato momento. Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado dentro do depósito, isso faz com que o combustível ainda restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos assentados ao fundo acabam ficando em suspensão por um tempo.Assim sendo você corre o risco de abastecer seu tanque com combustível sujo.
 
 

Uma história digna de ser copiada...

 


Outro dia foi o aniversário da partida de uma senhora por muitos conhecida e muito querida.


Algum tempo antes, chegando de uma das dezenas de consultas médicas que já fizera, ela disse aos familiares:


Pedi franqueza à junta médica que me examinou. Pedi-lhes que não me poupassem de saber a verdade sobre meu estado de saúde.


Eu sinto que me resta pouco tempo.


Diante dos olhares ansiosos, ela continuou:


- Eles me revelaram que sou portadora de uma moléstia incurável e que minha previsão de vida é de aproximadamente 4 meses.


E a senhora nos conta isso com esta naturalidade? Perguntou uma das filhas, em prantos.


Continuou a senhora, com muita serenidade:


- Ora, eu tenho um bom tempo para fazer tudo que já devia ter feito há muito.


Arrumarei todos os meus armários, guardarei o que uso e o restante jogarei fora ou doarei a quem precisa.


Colocarei belas cortinas em todas as janelas e elas impedirão de ficar olhando a vida alheia.


Todos os dias tirarei o pó da casa e durante esse trabalho, pensarei:


Estou me livrando das sujeiras que guardei no passado.


Evitarei ouvir e assistir más notícias e alimentarei o meu espírito com leituras saudáveis, conversas amigáveis, dispensarei fofocas e não criticarei a mais ninguém.


Pensarei naqueles que me magoaram e com sinceridade, os perdoarei.


Todas as noites agradecerei a Deus por tudo que estarei conseguindo fazer nestes últimos 4 meses que me restam.


Todas as manhãs ao acordar, perguntarei a mim mesma:


O que posso fazer para tornar o dia de hoje um dia melhor?


E farei de tudo para transmitir felicidade àqueles que de mim se aproximarem.


E a cada dia que passar farei pelo menos uma boa ação.


Quatro meses são mais de 120 dias, portanto, quando eu fechar os olhos para nunca mais abri-los, terei feito no mínimo 120 boas ações.


Todos que a ouviam, pouco a pouco se retiraram dali, indo cada um para um canto, para chorar sozinho.


A mulher ali ficou e nos seus olhos havia um brilho de alegria.


Pensava consigo mesma:


“Não posso curar o meu corpo, mas posso mudar a vida que me resta”


Ela tinha uma grande tarefa: transformar seu mundo interior tornar-se uma pessoa totalmente diferente do que já fora e em apenas 4 meses ela conseguiu cumpri-la plenamente.


O mais curioso dessa história é que, após a notícia dada aos familiares, ela viveu mais 23 anos.


Ela curou a sua própria alma e sua moléstia desapareceu;


Ela morreu de velhice.


 


 


"Somos o que fazemos repetidamente. Por isso o mérito não está na ação e sim no hábito”. (Aristóteles)


 

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

BOA NOITE ,PAI.

Boa noite, Pai.
Termina o dia e a ti entrego meu cansaço.
Obrigado por tudo e . . . perdão.
Obrigado pela esperança que hoje animou meus passos, pela alegria que vi no rosto das crianças;
Obrigado pelo exemplo que recebi daquele meu irmão;
Obrigado também por isso que me fez sob sofrer . . .
Obrigado por que naquele momento de desânimo lembrei que tu és meu Pai;
Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa, pela comida, pelo meu desejo de superação . . .
Obrigado Pai porque me deste uma mãe!
Perdão, também, Senhor!
Perdão por meu rosto carrancudo,
Perdão porque não lembrei que não sou filho único, mas irmão de muitos;
Perdão Pai pela falta de colaboração e serviço e porque não evitei aquela lágrima, aquele desgosto;
Perdão por ter guardado para mim tua mensagem de amor;
Perdão por não ter sabido hoje entregar-me e dizer "sim", como Maria.
Perdão por aqueles que deviam pedir-te perdão e não se decidem.
Perdoa-me Pai, e abençoa os meu propósitos para o dia de amanhã. Que ao despertar, me invada novo entusiasmo, que o dia de amanhã seja um ininterrupto "sim" vivido conscientemente.
Boa noite, Pai. Até amanhã.

domingo, 6 de outubro de 2013

A FORÇA DA FÉ...

            " DIANTE DAS AÇÕES E ENSINAMENTOS DO MESTRE,os apóstolos reconhecem os próprios limites. Pedem,por isso,que Jesus lhes aumente a fé. Querem  de presente ,uma fé maior, que os torne capazes de perdoar mais facilmente e fazer coisas maiores.

             A resposta de Jesus,vem com uma comparação. A fé é como um grão de mostarda. Um grão que é dom de DEUS ,mas precisa ser semeado para frutificar. A fé,dom  de Deus,  tem em si o poder de se transformar e transformar as realidades,mas os frutos da fé depende de cada um de nós.

            Se o destino natural da semente é se transformar e frutificar,qual seria o nosso destino? Vem ,então, a outra comparação feita por Jesus, que fala de um servidor ocupado simplesmente em servir. Trata-se da atitude fundamental diante de Deus: reconhecemo-nos devedores àquele de quem tudo recebemos e de quem somos simples servos. Serviço que se aprende ,afinal,do próprio Mestre,o exemplo de servidor.

             O que os apóstolos queriam era muito bom : continuar com uma " fé maior", os sinais de vida da missão de Jesus,suas ações e ensinamentos. Mas fé,não é questão de tamanho. Se tivermos fé, será como um grão de mostarda,que tem o poder de transformar e gerar vida. Se não frutificar, pode ser outra coisa,mas não fé.

            E os frutos da fé ,só podem vir pelo serviço desinteressado a Deus. Mas,como a Deus ,só podemos servir servindo ao próximo,então talvez nosso melhor pedido a Deus seja : que perseveremos em nossa missão de servir o projeto de Deus mudando o mundo para melhor,pois nisso está o poder de nossa fé.

            Diante de Deus,somos simples servidores : devemos tudo a Ele e nada podemos exigir. Que possamos seguir nosso destino natural, com a fé que permite ir além,como uma semente que morre para trazer vida."
                                                                                                                  Pe. Paulo Bazaglia,ssp

                                         

AMIGOS E AMIGAS...MEUS AMORES...

EU,INFELIZMENTE NÃO NASCI COM O DOM DA "PALAVRA",MAS FELIZMENTE DEUS ME PRESENTEOU COM AMIGOS QUE SABEM DIZER EXATAMENTE,COM POESIA,O QUE EU GOSTARIA DE OUVIR E DEDIZER. UMA DELAS,É A ROSINHA QUE SEMPRE NOS ALEGRA COM SEUS ENCANTOS. OBRIGADA AMIGA QUERIDA POR ENRIQUECER MEU HUMILDE E ATREVIDO  BLOGUINHO COM AS SUAS LINDAS CRÔNICAS... DE ROSA MARIN EMED :





     .   "    Acabei de ler um livro que se chama “Ishq e Mush”; uma história em que uma mãe em seu leito de morte, diz à sua filha:_”Lembre-se; existem duas coisas que não podemos esconder:Ishq e Mushq. Amor e cheiro.”
       Dizem os entendidos que a memória olfativa é a mais rudimentar e visceral das memórias; o olfato é o primeiro órgão dos sentidos a se desenvolver ainda no útero materno. É a memória olfativa que nos remete às mais distantes lembranças, sejam elas boas ou más; de alegria ou de tristeza, de euforia, de dor, decepção, encanto ou desencanto, raiva, medo, saudade.....Por isso o cheiro que desagrada alguns, agrada outros. O odor está associado aos acontecimentos agradáveis ou desagradáveis das experiências vividas. Impossível ficar indiferente ao cheiro de terra molhada, ao perfume de uma flor, de madeira, de livro novo....Dizem até que a atração sensual depende do mushq dos parceiros, não do perfume usado mas do cheiro natural de cada um....Mushq se transformando em Ishq!
           O livro me lembrou uma visita que fiz à minha casa; não a casa onde moro que sem dúvida também  tem seu ishq e seu mushq, mas a casa que materialmente não me pertence, mas que sobrevive na minha memória e que lá será sempre minha, meu porto seguro mais visceral, como um útero que acolhe e protege; a casa onde adquiri meus primeiros valores e meus primeiros afetos. A lembrança mais antiga que tenho dela é de sua construção quando eu tinha menos de cinco anos. Seu Manoel foi o mestre de obras que veio de Marilia especialmente para construir as quatro casas dos quatro irmãos e sócios; eram oito irmãos, mas quatro trabalhavam juntos em uma sociedade que durou muitos anos. Duas casas idênticas e vizinhas na Avenida Brasil e outras duas também idênticas e vizinhas na Rua Rui Barbosa, numa das quais vivi os anos da infância e adolescência. Incrivelmente me lembro do Seu Manoel, já um homem idoso pra meus olhos de criança. Minha mãe fazia o almoço para os todos os operários que trabalhavam na casa, inclusive meu pai, e eu fui algumas vezes com ela levar as marmitas; era assim que se fazia naqueles anos na pequena Herculândia.
        Meu pai construiu sua casa em 1955, e quando digo construiu é literalmente; ele também pôs a mão na massa, e lá morou seus últimos cinqüenta anos. Foi nesses cinqüenta anos que a família toda construiu ali o que a casa tinha de melhor; seu ishq e seu mushq. Algumas casas parecem ter alma; alma feita de pedacinhos da alma das pessoas que nela viveram;  eu pude sentir a alma da casa quando fui visitá-la pela primeira vez, nove anos depois que meus pais partiram. Acreditei estar fortalecida o bastante para rever a casa que hoje é um centro médico. Na recepção onde era sua antiga sala, pedi permissão para entrar com o coração já aos saltos; as duas jovens que lá estavam me olharam com estranhamento; eu era uma intrusa invadindo seu local de trabalho, e por certo sentiram também o meu inevitável estranhamento; aquela não era mais a minha casa, mas o meu coração dizia que ali ainda restava um pouco da alma do meu lar.
   Foi na cozinha que desabei; ali senti todo o ishq e mushq em forma de dor e saudade. O cheiro que sobressaiu foi o do café forte que minha mãe fazia pra todos que atravessavam a soleira da porta; o café que minha mãe fazia e meu pai plantava....Senti fortemente  entrelaçados ishq e mushq da alma da casa despertando outros sentidos; e a memória auditiva me recordou dos risos e das conversas quando a família se reunia, geralmente na cozinha. Algumas vezes tenho dificuldade de recordar os traços do rosto dos meus pais, mas naquele momento não só os “vi”, como ouvi minha mãe com seu forte sotaque espanhol e meu pai assobiando como costumava fazer. A dor da saudade explodiu em soluços incontroláveis. Saudade deles que partiram, da proximidade dos irmãos que ali também cresceram, dos amigos e parentes que entravam e saiam como se estivessem em suas próprias casas, saudade da jovem que fui....
     Hoje a casa construída há mais de cinqüenta anos é um local de cuidados aos que estão fragilizados, e fico grata que seja assim, certamente outras pessoas sentem outros mushqs dentro dela, mas mesmo que a derrubem ela continuará em minha memória e no meu ishq , como o meu primeiro lar....


Na foto estão alguns dos 13 netos dos meus pais; mais de vinte anos separam as duas fotos em frente à casa deles. Hoje são 13 netos, 13 bisnetos e 3 tataranetos. Eles conheceram todos os netos e 8 bisnetos.
   
    


VERDADE NUA E CRUA... Lição de Equilíbrio

Eu acompanhava um amigo à banca de jornal. Meu amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas, como retorno, recebeu um tratamento rude e grosseiro. Pegando o jornal que foi atirado em sua direção, meu amigo sorriu atenciosamente e desejou ao jornaleiro um bom final de semana. Quando descíamos pela rua, perguntei:
- Ele sempre lhe trata com tanta grosseria?
- Sim, infelizmente é sempre assim.
- E você é sempre tão atencioso e amável com ele?
- Sim, sempre sou.
- Por que você é tão educado, já que ele é tão rude com você?- Porque não quero que ele decida como eu devo agir. Nós somos nossos próprios donos. Não devemos nos curvar diante de qualquer vento que sopra, nem estar à mercê do mau humor, da mesquinharia, da impaciência e da raiva dos outros. Não são os ambientes que nos transformam e sim nós que transformamos os ambientes.
- Para saber quantos amigos você tem, "dê uma festa".
- Para saber a qualidade deles, "Fique Doente””

(Desconheço o autor)

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

SOBRE O EVANGELHO DE HOJE.....



A escolha é sua!
 
Você já ouviu alguma vez falar de livre-arbítrio?
Livre-arbítrio quer dizer livre escolha, livre opção.
Em todas as situações da vida, sempre temos duas ou mais possibilidades para escolher.
E a cada momento a vida nos exige decisão. Sempre temos que optar entre uma ou outra atitude.
Desde que abrimos os olhos, pela manhã, estamos optando entre uma atitude ou outra. Ao ouvir o despertador, podemos escolher entre abrir a boca para lamentar por não ser nosso dia de folga ou para agradecer a Deus por mais um dia de oportunidades, no corpo físico.
Ao encontrarmos o nosso familiar que acaba de se levantar, podemos resmungar qualquer coisa, ficar calado, ou desejar, do fundo da alma, um bom dia.
Quando chegamos ao local de trabalho, podemos optar entre ficar de bem com todos ou buscar o isolamento, ou, ainda, contaminar o ambiente com mau humor.
Conta um médico, que trata de pacientes com câncer, que as atitudes das pessoas variam muito, mesmo em situações parecidas.
Diz ele que duas de suas pacientes, quase da mesma idade, tiveram que extirpar um seio por causa da doença. Uma delas ficou feliz por continuar viva e poder brincar com os netos, a outra optou por lamentar pelo seio que havia perdido, embora também tivesse os netos para se distrair.
Quando alguém o ofende, você pode escolher por revidar, calar-se ou oferecer o tratamento oposto. A decisão sempre é sua.
O que vale ressaltar é que todas as ações terão uma reação correspondente, como conseqüência. E essa ação é de nossa total responsabilidade.
E isso deve ser ensinado aos filhos desde cedo. Caso a criança escolha agredir seu colega e leve alguns arranhões, deverá saber que isso é resultado da sua ação e, por conseguinte, de sua inteira responsabilidade.
Tudo na vida está sujeito à lei de causa e efeito: para uma ação positiva, um efeito positivo; para uma ação infeliz, o resultado correspondente.
Se você chega ao trabalho bem humorado, alegre, radiante, e encontra seu colega de mau humor, você pode decidir entre sintonizar na faixa dele ou fazer com que ele sintonize na sua.
Você tem ainda outra possibilidade de escolha: ficar na sua.
Todavia, da sua escolha dependerá o resto do dia. E os resultados lhe pertencem.
Jesus ensinou que a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória.
Pois bem, nós estamos semeando e colhendo o tempo todo. Se semeamos sementes de flores, colhemos flores; se plantamos espinheiros, colheremos espinhos. Não há outra saída.
Mas o que importa mesmo é saber que a opção é nossa. Somos livres para escolher, antes de semear. Aí é que está a justiça divina.
Mesmo as semeaduras que demoram bastante tempo para germinar, um dia terão seus frutos. São aqueles atos praticados no anonimato, na surdina, que aparentemente ficam impunes. Um dia eles aparecerão e reclamarão colheita.
Igualmente, os atos de renúncia, de tolerância, de benevolência, que tantas vezes parecem não dar resultados, um dia florescerão e darão bons frutos e perfume agradável. É só deixar nas mãos do jardineiro divino, a quem chamamos de Criador.
 
Pense nisso!
 
A hora seguinte será o reflexo da hora atual.
O dia de amanhã trará os resultados do dia de hoje.
É assim que vamos construindo a nossa felicidade ou a nossa desdita, de acordo com a nossa livre escolha, com nosso livre-arbítrio.
 
 
 
Saber Viver
 
Não sei... Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.
 
Muitas vezes basta ser:
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
 
E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura... Enquanto durar
 
(Cora Coralina)
OBRIGADA MARIA HELENA,PELA BELA MENSAGEM DE HOJE.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

O ESPETÁCULO DO SOL.......

O espetáculo do Sol

Se algum dia você se sentir desprezado pelas pessoas, não se aborreça.
Se algum dia você perceber que não valorizam os seus esforços para melhorar, não fique nervoso e aborrecido, isto só lhe faria mal.
Se algum dia você se sentir rejeitado pelos homens e, esquecido, colocado em segundo lugar, não se aborreça, não serás menor por causa disso.
Se algum as pessoas não notarem a grandeza da tua alma, também não fique com raiva delas, você não perderá nada por causa disso.
Se você se levantar todos os dias para fazer o bem aos outros, e mesmo assim ninguém te agradecer por isso, não fique aborrecido, você não perdeu o mérito de suas boas obras.
Se você fez um belo trabalho e ninguém te parabenizou e aplaudiu, não fique frustrado, a sua obra continuará grande.
Se você sorri para as pessoas, ajudando-as a viver, mas elas não percebem o valor do teu gesto e não te agradecem, não se revolte, a tua grandeza permanece.
Se você renova todos os dias, incansável, e gratuitamente, o seu amor às pessoas, e elas não são gratas a isto, não fique triste, pois também o Sol nasce todos os dias, gratuitamente, e a maioria não repara isto.
Todos os dias ele dá um grande espetáculo ao nascer, mas a maioria da plateia está dormindo e não pode lhe aplaudir.
Todos os dias ele se levanta para nos dar a luz, o calor e a vida, e a maioria nem nota tudo isto.
Não fique triste e frustrado, Deus vê todas as coisas e te recompensará muito mais do que os aplausos dos homens.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

A DIFERENÇA ENTRE JUSTIÇA E CARIDADE.

  • A DIFERENÇA ENTRE JUSTIÇA E CARIDADE

    Sabemos que Deus é amor e justiça, mas qual é a diferença entre justiça e caridade. O grande professor Dr. Cesar Saldanha, católico fervoroso, doutor em Ciências políticas, costuma contar nos Encontros que tenho participado de “Fé e Política” (Sementes de Vida Nova), uma história muito interessante.
    Ele conta que seu querido pai era juiz do trabalho em Porto Alegre, e buscava sempre que possível a reconciliação de patrão com o empregado nas causas trabalhistas. E certa vez, um patrão e empregado não se entendiam e ele teve de declarar a sentença sem o acordo do patrão. Este, então, bravo, tirou o dinheiro do bolso, jogou na mesa da audiência e disse ao empregado: “Toma ai, uma esmola!”. O empregado, humilhado e sem jeito, pegou devagar o dinheiro e colocou-o no bolso. Então, o pai do Dr. Cesar disse a patrão: “Muito bem, você fez um gesto bonito, deu-lhe uma “esmola”. Agora você vai pagar a ele o que você lhe deve”. O patrão reclamou e disse: “eu já lhe paguei”; e o juiz lhe disse: “não, você lhe deu uma esmola, fez um ato de amor, uma caridade; agora vamos fazer a justiça, você vai lhe pagar o que lhe é de direito”. E o patrão teve de tomar o cheque e pagar ao empregado.
    Justiça é dar a cada um o que lhe é de direito; caridade, amor, é dar daquilo que é meu. A justiça se exerce pelo Direito, sem ela não pode haver a caridade, pois a justiça define o que é meu. Sem saber o que é meu, não posso fazer a devida caridade; pois “não se pode fazer caridade com o chapéu do outro”, com os bens do outro. A justiça e o Direito são necessários, mas não são suficientes para que uma sociedade viva bem; é o que vamos ver no próximo artigo.