O autor deste
texto trabalha numa refinaria há 31
anos.
Assim que você
levar a sério e passar a aplicar os truques que a seguir
são explicados, passará a aproveitar ao máximo seu
combustível e, portanto, seu dinheiro. Esperamos que lhe
sejam proveitosos.
*1º
Dica:
***Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo
possível.*** A temperatura ambiente e do solo é mais
baixa. Todas os postos de combustíveis têm seus depósitos
debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da
gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante
o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis
tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao
meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de
combustível não será um litro exatamente. Na indústria
petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um
solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada
carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente
controlada no que diz respeito à temperatura. Para que, a
cada galão vertido no depósito (cisterna) do caminhão seja
exato.
*2º
Dica:
Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a
pistola ao máximo (pedir ao frentista no caso de ser
servido). Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola,
a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre
o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao encher mais
lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do
combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz.
Todas as mangueiras vertedoras de combustível devolvem o
vapor para o depósito. Se encherem o tanque apertando a
pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que
entra no tanque do seu veículo se transforma em vapor do
combustível, já contabilizado, volta pela mangueira de
combustível (surtidor) ao depósito da estação. Isso faz
com que, os postos consigam recuperar parte do combustível
vendido, e o usuário acaba pagando como se tivesse
recebido a real quantidade contabilizada, menos
combustível no tanque pagando mais dinheiro.
*3º.
Dica:
Encher o tanque antes de que este baixe da
metade.***Quanto mais combustível tenha no depósito, menos
ar há dentro do mesmo. O combustível se evapora mais
rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos
cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no interior,
mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de
manter a evaporação ao mínimo.
*4º
Dica:
Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver
sendo reabastecido e nem imediatamente depois.***Se você
chega ao posto de combustíveis e vê um caminhão tanque que
está abastecendo os depósitos subterrâneos do mesmo, ou os
acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito
posto neste exato momento. Ao reabastecer os depósitos, o
combustível é jorrado dentro do depósito, isso faz com que
o combustível ainda restante nos mesmos seja agitado e os
sedimentos assentados ao fundo acabam ficando em suspensão
por um tempo.Assim sendo você corre o risco de abastecer
seu tanque com combustível sujo.
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