quarta-feira, 29 de maio de 2013

A DO R E I....Pe JUAREZ.............

Padre Juarez de Castro · 74.288 curtiram isso
há 6 horas próximo a São Paulo ·
INQUISIÇÃO: QUEREM JOGAR A IGREJA NA FOGUEIRA

Definitivamente não leio mais aqueles comentários que vem logo abaixo das notícias da internet. Decidi não lê-los mais por serem grosseiros e carregados de ódio. É muito estranho, pois parece que as pessoas que se dão ao trabalho de ali postarem suas opiniões só o fazem para descarregar a sua raiva. Talvez raiva do mundo ou de si mesmos. Mas na semana passada traí o meu propósito e logo abaixo da notícia que acabara de ler lancei meus olhos num desses comentários e descobri uma pérola entre eles. Não me lembro bem ao certo do que tratava aquela notícia, parece-me que falava da Igreja Católica e, é claro, o texto era ácido, cheio de críticas, dessas infundadas e sem espírito crítico mas somente com o espírito “criticador”. Não raro, encontramos críticas ferozes contra a Igreja e sempre a mesma ladainha: inquisição. Ora, em dois mil anos de história a Igreja foi responsável por construir a sociedade ocidental. Civilizou as cidades, mudou a noção de justiça e deu base para o que nós, hoje, conhecemos como Direito. Inventou o método científico e desenvolveu a teologia, a única ciência que tem um discurso racional do começo ao fim. Além disso a Igreja inventou as universidades, os hospitais e desenvolveu a genética. Ora, então por que, ao se falar da Igreja, não se cita tudo isso? É claro que é por maldade, e se não for, é por ignorância. Isto não quer dizer que a inquisição não tenha sido uma mácula, mas não foi só para a Igreja, foi para a sociedade de então. Qualquer historiador sério sabe que a Igreja nunca fez inquisição como se pinta por aí. A Igreja sempre teve um tribunal para julgar casos de heresia e declarações contra a fé. As sanções iam de advertência à prisão, mas condenação à morte a Igreja nunca fez. Desafio a qualquer um a me mostrar documentos que provem que a Igreja condenou alguém à morte por heresia. Quero documentos, não aquilo que você ouviu do seu professor no colegial. Todo mundo sabe que a Inquisição, que era um tribunal da Igreja, foi usada pelos reis e príncipes para atingir seus propósitos políticos e punir seus desafetos e foi isto que fizeram os reis da Espanha, Fernando e Isabel e outros que o sucederam, perpetrando a Inquisição mais violenta da história. Tudo o que conhecemos da Inquisição como sendo sangrenta vem daquilo que chamamos de Inquisição Espanhola e que não foi a Igreja quem a fez, mas sim esses reis malucos. Passou à História a noção de que toda inquisição era conduzida pela Igreja, o que é uma grande mentira e erro. Por isso é muito bom que se leia mais e, com imparcialidade histórica, se busque os fatos para não repetirmos os erros do “ouvi dizer”.
Certa vez em um debate na televisão, aquele que se colocava à minha frente dizias horrores sobre a Igreja alegando a Inquisição. Fiz a ele uma pergunta: quantos livros você já leu sobre inquisição? E Quais os documentos que ele pesquisou para afirmar o que estava dizendo? Ele, desconcertado, teve que confessar que nunca havia lido nada sobre o assunto e emendou: “mas é o que todo mundo diz”. Naquele momento dei o debate por encerrado, pois não posso discutir com alguém que usa como argumento “é o que todo mundo diz”.
Esse é o grande problema do assunto inquisição: repetir uma mentira porque todo mundo diz. De tanto se falar da Igreja e Inquisição, sem conhecimento e fundamentos, a mentira se tornou uma “verdade” e ninguém questiona, afinal é mais cômodo repetir o que se ouviu, do que ir às fontes e pesquisar. Ao escrever para você o faço não porque sou padre e quero defender a instituição que amo, mas faço em nome da verdade e nem peço que me leia somente. Sugiro que vá às documentações, leia autores sérios e tirem suas próprias conclusões.
Mas voltando àquele comentário da internet que chamei de pérola, ele dizia, de maneira concisa e clara sobre tantos ataques à Igreja. Em um tempo em que se usa a ciência para desqualificar a Palavra de Deus e os conhecimentos técnicos para provar que a fé não é importante, vi algo escrito mais ou menos assim:
“Podem falar o que quiser, mas quando a dor me visitou foi em Deus que encontrei conforto. Quando minha mãe ficou doente foi em Deus que confiei. Quando quase ia perdendo minha família foi a fé que me sustentou. Não foi em um livro de ciências ou numa calculadora que encontrei conforto. Não foram as palavras de historiadores que me trouxeram a paz, mas sim a Fé que recebi da Igreja. Eu sempre estive nas mãos de Deus e carregado por Jesus. Eu acredito em Deus e na sua Igreja porque experimento a sua presença e não porque me contaram numa aula de história. A Igreja me acompanha desde que nasci, permanece comigo durante toda a minha vida, me sustentando e vai comigo até o túmulo. Quem faria isso por mim?”
Acho que não preciso dizer mais nada!

Padre Juarez de Castro

Nenhum comentário: