quarta-feira, 8 de maio de 2013

A EXPERIÊNCIA DOS DISCÍPULOS DE EMAÚS......

        Ao longo do caminho das nossas dúvidas,inquietações e às vezes amargas desilusões,o divino viajante continua a fazer-se nosso companheiro para nos introduzir, com  a interpretação  das escrituras,na compreensão dos mistérios de Deus.
       O episódio de Emaús guarda uma estreita relação com a Eucaristia. Como nos diz o Beato João Paulo II : " Esta íntima conexão entre a manifestação do ressuscitado e a Eucaristia é a sugerida pelo Evangelho de São Lucas na narração dos dois discípulos de Emaús ,aos quais Cristo mesmo fez companhia , servindo-lhes de guia na compreensão da Palavra e depois sentando-se com eles à mesa. Reconheceram-no quando Ele  tomou o pão,pronunciou a bênção e,depois de o partir, o deu a eles. Os gestos de Jesus são os mesmos que Ele realizou na Última Ceia, com a clara alusão à fração do pão , como é denominada a Eucaristia na primeira geração cristã.
     
    Nosso duro e longo caminhar de peregrino,se confiarmos unicamente nas nossas forças,poderemos perder o rumo e as nobes aspirações que nos animam,sujeitando-nos a condições de mera sobrevivência a troco de qualquer tipo de recompensa ou remuneração.

  A Palavra de Deus é a Luz indispensável que dá resposta às questões fundamentais da existência : quem somos,de onde viemos,para onde caminhamos? É uma Palavra viva reveladora da verdade,que interpela,orienta e molda a existência ,tornando-a digna de filhos de Deus. Então,a nossa vida ganha um novo sentido,porque fazemos a experiência de que não caminhamos sózinhos : Ele é o Guia que nos conduz por caminhos exigentes, o alento para ultrapassarmos dificuldades, a plenitude do amor,dom prometido para os que o seguem até o fim.

Como discípulos de Emaús, somos conscientes de que,em toda a Snata Missa, Cristo partilha  das nossas intenções e oferece de modo especial,seu CORPO e SANGUE na fração do pão. Assim ansiamos por esse encontro Eucarístico,preparando-nos para que ele ocorra na profundidade de nossas almas e desejamos que a EUCARISTIA ,principal  alimento espiritual , seja uma realidade diária em nossas vidas.
( Lc 24,13-35 )
Escrito por Marcelo Reis _do Boletim Informativo da Catedral do Divino Espírito Santo.

(Esse trecho da Bíblia ,é o que mais me toca desde muito tempo.Quantas vezes ELE está ao nosso lado e não O  sentimos.......)

Nenhum comentário: